Como um cachorro pode lhe ajudar com ansiedade

ansiedade
Esse é o Oliver quando era um bebê
Se tem uma coisa que que sofre de ansiedade faz com frequência é pesquisar maneiras alternativas de amenizar os sintomas ou conseguir uma válvula de escape para os momentos de crises.

Eu, assim como muitos, sempre pesquisei bastante uma formula mágica para amenizar os sintomas ou diminuir a frequência das crises. No meio de tantas pesquisas e testes, descobri que, infelizmente, não existe algo mágico que consiga acabar com a ansiedade vez e que uma soma de fatores pode amenizar o desconforto.

Antes de continuar, você gostaria de receber conteúdos sobre ansiedade no seu e-mail? Eu posso te mandar textos, e-books e vídeos que ajudam a lidar com a ansiedade. Clique aqui e se inscreva para receber.

Entre minhas pesquisas, encontrei diversas dicas sobre possíveis terapias e práticas que poderia contribuir para amenizar a ansiedade. Uma delas era adotar um animal de estimação!


Sempre tive contato com animais, mas confesso que nunca fui muito apegado. Eu era aquelas pessoas que só acham os animais fofinhos quando são filhotes. Mas minha namorada me contagiou com a sua paixão por animais e desde então tenho um olhar diferente para os bichos.

Antes de sofrer com a ansiedade eu já tinha uma certa vontade de adotar um cachorrinho, mas algumas coisas atrapalhavam essa decisão. Depois que comecei a ter as crises e descobri que animais poderiam fazer bem, eu tomei coragem e resolvi adotar um cachorrinho com minha namorada.

Foi aí que o Oliver chegou. Um cachorrinho que segundo o veterinário pode ser uma mistura de poodle com maltês, mas que segundo minhas pesquisas, é mais parecido com um bichon havanês.

Com a chegada do Oliver, passamos a ser responsáveis por uma vidinha e isso causa sensações únicas. Confesso que já tive estresse e preocupações por causa dele, mas isso não é nada perto da alegria que ele já proporcionou.

Muita vezes no meio de pequenas crises eu o abracei e os sintomas simplesmente pararam. Muitas vezes eu estava com insonia e consegui dormir logo depois de deixa-lo subir na cama. Muitas vezes cheguei triste da faculdade e fui recebido com a maior alegria do mundo por ele. É incrível como um ser tão pequeno pode fazer tanta diferença.

Hoje o Oliver é como um filho pra gente e só tenho agradecer por todas as vezes que ele me ajudou com a ansiedade!


Mais algumas informações

Estudos também descobriram que:

– Donos de cães são menos propensos a sofrer de depressão do que aqueles sem animais de estimação.
– Pessoas com cães têm menor pressão arterial em situações estressantes do que aquelas sem animais de estimação. Um estudo descobriu que, mesmo quando as pessoas com hipertensão leve adotaram cães de um abrigo, a pressão arterial diminuiu significativamente em apenas cinco meses.
– Brincar com um cão ou gato pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, o que acalma e relaxa.
– Donos de animais têm menores níveis de triglicérides e colesterol (indicadores de doença cardíaca) do que aqueles sem animais de estimação.
– Pacientes donos de cães que sofreram um ataque cardíaco sobrevivem por mais tempo do que aqueles sem cães.
– Donos de animais com mais de 65 anos fazem 30 % menos visitas a seus médicos do que aqueles sem animais de estimação.
Informações do Psiconlinews
Como um cachorro pode lhe ajudar com ansiedade Como um cachorro pode lhe ajudar com ansiedade Reviewed by Welligton Magalhães on março 10, 2018 Rating: 5

4 comentários:

  1. Ahh os animais ajudam demais na ansiedade.. Eu já tive depressão e depois que me "curei" a ansiedade tomou conta de mim!! Sempre tive animais de estimação, hoje tenho um filhote de gato, ahh ele me acalma muito em épocas de crise <33

    ResponderExcluir
  2. Eu amo animais. Tive depressão e graças ao amor das minhas duas cadelas que são muito carinhosas consegui me curar. Hoje não imagino meus dias sem elas. Parabéns pelo ótimo artigo!

    ResponderExcluir
  3. Tenho um cão adotado que só carinho e fico muito feliz ao seu lado.

    ResponderExcluir
  4. Dizem que a ansiedade é causada pelo Excesso de "futuro" .. enfim, eu realmente acho que um doguinho ajuda a se acalmar, pois eu sempre fui ansiosa .. e quando veio meu cachorro eu continuei ansiosa kkk, mas bem menos .

    Da uma passadinha no meu blog também <3

    www.pensamentosvoados.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.